sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Banco de Alimentos da Ceasa distribui produtos da Agricultura Familiar do DF

Entidades socioassistenciais já começaram a receber as doações na última semana

Para gerar renda no campo através da compra direta de alimentos dos agricultores familiares e abastecer a rede de promoção e proteção social do DF, a Ceasa-DF começou a operar o Banco de Alimentos por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Com as doações, o PAA visa ainda aumentar o desenvolvimento local, fornecer remuneração justa da produção e fortalecer a cultura alimentar local. Entra as metas do programa, está comprar alimentos de 889 agricultores familiares, por meio da aquisição de 1,2 mil toneladas de produtos e abastecendo 150 entidades, prevendo atender cerca de 24 mil pessoas das 29 regiões administrativas.

O agricultor Maurício Severino de Rezende participa do programa por meio da Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina-DF (Cootaquara) e diz que o programa tem estimulado outros produtores a se tornarem cooperados. “Participamos no ano passado e foi muito bom. O pagamento é feito em dia e este ano muitos quiseram entrar na cooperativa para participar. Isso fortalece a Cootaquara”, conta.

Uma das entidades que receberam doações do programa já nesta terça é a Creche Caminho de Luz, da Candangolândia. A coordenadora geral da creche, Maria Aparecida Flores, acha que as doações vão ajudar no aprendizado alimentar das crianças. “Vai ser bom, pois elas vão poder se alimentar corretamente, comendo mais frutas e verduras. Vai melhorar e enriquecer o cardápio delas, isso é muito importante”, diz Maria Aparecida.

O PAA é uma ação estruturante do programa Fome Zero e é fruto de um convênio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) com o GDF, por meio da Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seagri).

É um programa operacionalizado pelo Banco de Alimentos, que é um equipamento público de Segurança Alimentar e Nutricional. Ele recebe, pré-processa e distribui alimentos oriundos do PAA, entre outros programas, como o Desperdício Zero, o Programa de Aquisição da Agricultura do DF (PAPA-DF) e ainda apreensões realizadas pela DIPOVA e demais órgãos do Governo.
 
O Banco de Alimentos, assim como o PAA, é uma parceria entre Ceasa, Seagri, Emater, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda (Sedest) e Secretaria de Estado de Educação (SEE).





Assessoria de Imprensa da Emater/Ceasa-DF

Nenhum comentário: