terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mais 99 produtores receberam as carteiras de identificação de produtor rural

Mais 99 produtores receberam as carteiras de identificação de produtor rural, na segunda-feira (22), no pavilhão B-8 das Centrais de Abastecimento do Distrito Federal (Ceasa-DF), mais conhecido como Pedra. Dos 302 produtores, 204 já possuem o cadastro que garante o espaço para comercialização no local. A medida visa distribuir os espaços de maneira justa aos produtores da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE/DF) que comercializam hortaliças e frutas no local.
Para o produtor rural João Generoso, a iniciativa dá mais segurança aos produtores que terão garantia do espaço para a venda, e conseqüentemente aos compradores que vão saber a origem dos produtos.
Já o produtor Neuri Maldaner disse que a identificação é garantia de que eles estão dentro das normas estabelecidas pela Ceasa-DF, ficando mais fácil inibir ações irregulares de terceiros. Além do processo de regularização dos produtores, os espaços na pedra começaram a ser redistribuídas, o que garantiu a entrada de novos 70 produtores.
Na avaliação do presidente das Centrais no DF, Júlio Menegotto, o cadastro tem estimulado o aumento da produção. “Uma vez que garantido o espaço, as condições de venda estão garantidas. Outra vantagem é poder colocar novos produtores na pedra, pois o baixo custo do espaço viabiliza a comercialização justa", esclareceu o representante do PSB-DF no governo local.
A entrega das carteiras foi acompanhada também pelo Secretário de Agricultura, o socialista Lúcio Valadão, pelo vice-presidente da Ceasa-DF, Guarda Janio, e pelo presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), José Guliherme Tollstadius, todos filiados ao PSB-DF.


Nenhum comentário: