terça-feira, 27 de setembro de 2011

Destaque no Jornal Alô Brasília em cidades as primeiras compras de 80 container na Ceasa DF na gestão Julio Menegotto e Guarda Janio.

Brasília & Cidades
LIXO
Ceasa vai adotar programa de desperdício zero
27/09/2011 15h02
SEAPA
Foto: SEAPA
Dados da Embrapa, 2006, apontam que diariamente 39 mil toneladas de alimentos produzidos no Brasil são jogados fora. Na Ceasa-DF das mais de 30 mil toneladas de alimentos produzidos por mês, entre 8 a 10% têm o lixo como destino final, o equivalente a duas mil toneladas por mês. Para amenizar os impactos causados por esse desperdício e resolver o problema de desnutrição, a Ceasa-DF está investindo em infraestrutura e tecnologia para viabilizar o aproveitamento de 100% do que passa na Central.
Esta semana 41 contêineres (azuis e verdes) e outros 39 que estão por vir, serão distribuídos nas instalações da Empresa. Essa foi a medida adotada pela Ceasa-DF para separar o lixo seco do orgânico.
 
O presidente da Ceasa, Júlio Menegotto, informou que os alimentos em condições de consumo serão coletados nos boxes e distribuídos a entidades filantrópicas. “Os inapropriados servirão para, em um segundo momento, o preparo de composto, e em parceria com a Emater-DF, vamos devolver aos produtores material para o preparo de adubagem. Já o lixo seco vai para a reciclagem correta”.

Outra medida adotada pela Ceasa é a aquisição de uma varredoura mecânica que também chegou esta semana. O equipamento, que faz o trabalho de 30 homens/hora, vai melhorar o sistema de limpeza que há pouco era precária e muitas vezes inviabilizava
o acesso do público externo, informou Menegotto. Na próxima semana um técnico, da empresa responsável pela venda, fará o treinamento para que as funções do equipamento sejam 100% aproveitadas.

Ampliação
A ampliação da Ceasa é outro investimento que está em curso. Foi publicado no Diário Oficial desta terça-feira, 27, a licitação para contratar a empresa que vai fazer o projeto de interligação dos pavilhões B7.1/B7.2 e B7.3/B7.4 e expansão do B7.3. A ampliação vai permitir que novos atacadistas tenham acesso aos espaços, impactando positivamente na economia local, gerando mais empregos e ofertando mais variedades para os consumidores da Ceasa. Segundo o presidente, até meados do próximo ano os boxes já estarão prontos para serem licitados e alugados pelos atacadistas interessados. No total serão construídos 54 novos boxes.
A ampliação e aquisição de equipamentos viabilizam a resolução de uma série de problemas que a empresa vinha enfrentando. Além do fato de serem antigas as reinvidicações, a iniciativa vai beneficiar diretamente os comerciantes, consumidores e trabalhadores locais.
Secretaria de Estado de Agricultura, Pecruária e Abastecimento do DF

Nenhum comentário: