terça-feira, 29 de novembro de 2011

Sacola Cheia chega a Planaltina, Estrutural e Ceilândia

Campanha visa alertar a população sobre a importância do consumo de hortaliças

Dirigentes de Administrações Regionais estiveram na última quarta-feira, 09, na Ceasa-DF para conhecer o Dia da Sacola Cheia, na oportunidade oficializaram o interesse de levar para as cidades a campanha. E a partir de dezembro, além da Ceasa, cidades como Estrutural (dia 3) e Ceilândia e Planaltina (dia 4) também receberão o Dia da Sacola Cheia.

O presidente da Ceasa, Júlio Menegotto, destacou que o projeto piloto - que aconteceu em outubro no Mercado Livre do Produto, na Ceasa-DF - deu tão certo que agora eles querem que as feiras de varejo das cidades também tenham acesso às promoções. “As comunidades menos favorecidas também precisam ter acesso a informações, com isso geramos um consumo consciente e com a campanha os preços mais atrativos”, conclui Menegotto.

A iniciativa vem ao encontro de ações que dirigentes de vários países vêm tomando para combater a fome. Nesse contexto, o Governo do Distrito Federal, preocupado com a saúde da população, tem fomentado políticas de abastecimento e segurança alimentar propiciando melhores condições de acesso a todos os moradores da região. Dessa maneira, incentiva o consumo de frutas, legumes e verduras por meio de ações como o Dia da Sacola Cheia. Dia em que as pessoas podem comprar produtos mais baratos. 

Nutrição e Economia 

Além de proporcionar preços mais acessíveis aos consumidores, o Dia da Sacola Cheia também pretende instruir as pessoas a se alimentarem adequadamente e a evitar desperdícios. “Têm pessoas que não sabem quanto de produto comprar, compra demais e aí acaba tudo estragando em casa”, explica Menegotto. Abordar temas como desperdício e fome são prioridades da campanha.

Quanto a nutrição, o assessor técnico da Emater-DF, Marcos de Souza, sugeriu implantar uma receita diferente a cada Sacola Cheia. As receitas são retiradas do programa da Emater-DF em parceria com a Embrapa Hortaliças “Hortaliça não é só salada”, que acontece uma vez por mês, voltado para os consumidores, que leva receitas e dicas de alimentação saudável.


O administrador de Planaltina, Nilvan Vasconcellos, afirmou ter gostado bastante das ideias e parabenizou o presidente da Ceasa pela campanha. “Seria importante levar um curso de higienização para os feirantes de Planaltina, pois muitos precisam de orientações quanto a alguns procedimentos”, complementou.

Como desdobramento, outras reuniões serão feitas com os administradores das feiras, a fim de organizar estratégias sobre a divulgação dentro das cidades.

Assessoria de Imprensa da Ceasa/Seagri-DF

Nenhum comentário: